terça-feira, 13 de dezembro de 2011

E a aventura gastronômica de hoje é????


Cup Cake!!!

Isso mesmo, aventura! Desde que eu casei nunca consegui fazer um bolo que ficasse bom, nenhuma receita dava certo e eu jurava que nunca mais iria tentar, masss, um belo dia, trocamos o forno. Bingo! Deu certo, era um desses de caixinha, mas ainda assim um bolo. Uhuuuuuu!!!

A felicidade foi grande, sério!!! A história dos bolos defeituosos vem lá de trás, quando eu ainda era criança e tentava fazer escondido da minha mãe.

Esta semana pensei, por que não um cup cake? Procurei uma receita que julguei adequada e mão na massa. O resultado? Abaixo podem apreciar.

Fiz em 3 versões, por ser a primeira vez, eles não ficaram assim, lindos de viver, mas até que dão uma vontadezinha de degustar, não é mesmo?

De onde vieram os tais bolinhos?

Segundo a Pâtissière Christiane Ferr, este mini surgiu na Inglaterra no século XIX com o nome de Fairy cake (bolo de fadas). Levado para os Estados Unidos essa delícia ganhou o nome atual Cup Cake (bolo de copo). Esse nome surgiu porque a medida usada para os ingredientes eram xícaras. Feitos comumente por donas de casa só ganharam fama em 2002 quando foi devorado por Carrie (Sarah Jessica Parker) em um dos episódios do famoso seriado americano Sex in the city.
 
 
Receita:
Na batedeira acrescente 350 grs. de açúcar refinado e 250 grs. de manteiga sem sal em temperatura ambiente. Bata até ficar um creme branco e fofo. Acrescente 4 ovos inteiros (um por vez), continue batendo até incorporar bem. Coloque 250 ml de leite, 12 ml de baunilha, 2 grs. de sal, 350g. de farinha de trigo e 12g de fermento em pó.
Asse em forminhas apropriadas em forno pré-aquecido à 180 graus. Depois de frio decore como sua imaginação mandar, pode ser com doce de leite, ganache, brigadeiro, marshmallow, confeitos coloridos e gotas de chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário